sexta-feira, 4 de março de 2011

Leituras e Links


Editora Arara Azul

www.editora-arara-azul.com.br/

 

Site do curso de Letras Libras

www.libras.ufsc.com.br/

 

SEESP - Secretaria de Educação Especial

 

Publicações Internacionais em língua de sinais
http://www.sign-lang.uni-hamburg.de/bibweb/

 

Publicações da Signum-Verlag sobre língua de sinais
www.signum-verlag.de

Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos
www.feneis.com.br

 

Grupo de Estudos Surdos - UFSC
www.ges.ced.ufsc.br

 

Universidades com estudos de língua de sinais 
Gallaudet University

ASL Boston University

Textos escritos na língua de sinais
http://gmc.ucpel.tche.br/signwriting

 

Interpretes de Língua de Sinais

http://interpretedelinguadesinais.blogspot.com

 

Associação Internacional de Línguas de Sinais
 
www.let.ru.nl/sign-lang/SLLS

 

 Materiais sobre a língua de sinais brasileira
 
www.lsbvideo.com.br

 

Pesquisador de língua de sinais - USP
Prof. Leland McCleary

 

Lista de discussão dos intérpretes de língua de sinais brasileira

moderadores-interprete-de-libras@grupos.com.br

 

Página dos intérpretes de língua de sinais  brasileira

http://www.interpretels.hpg.com.br

 

ALMEIDA, Elizabeth Oliveira Crepaldi de. Leitura e surdez: um estudo com adultos não oralizados. Rio d janeiro: Ed. REVINTER. 2000.

BERNARDINO, Elidéa Lúcia.
Absurdo ou lógica?: a produção linguística do surdo. Belo Horizonte: Editora Profetizando Vida, 2000.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial.
Ensino da língua portuguesa para surdos: caminhos para a prática pedagógica. Brasília: MEC/SEESP, 2002. Volumes 1 e 2.

BRITO, Lucinda Ferreira.
Por uma gramática de língua de sinais.Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro: UFRJ, 1995.

BOTELHO, Paula.
Linguagem e letramento na educação dos surdos- Ideologias e práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2002.

BOTELHO, Paula.
Segredos e silêncios na educação dos surdos. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

DANESI, Marlene Canarim (org.).
O admirável mundo dos surdos: novos olhares do fonoaudiólogo sobre a surdez. Porto Alegre: Ed. EDIPUCRS, 2001.

GÓES, Maria Cecília Rafael de.
Linguagem, surdez e educação. Campinas, SP: Autores Associados, 1996. (Coleção educação Contemporânea).

FERNANDES, Eulalia.
Linguagem e Surdez. Porto Alegre: Artmed, 2003.

LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de & GÓES, Maria Cecília Rafael de. (org)
Surdez: processos educativos e subjetividade. São Paulo: Ed. Lovise,2000.

LODI, Ana Cláudia B. & Harrison, Katryn M. P. & TESKE, Ottmar (orgs).
Letramento e minorias. Porto Alegre: Ed. Mediação, 2002.

MOURA, Maria Cecília de.
O Surdo.

NETO, Alfredo Veiga...[et al], SCHIMIDT, Saraí, (org).
A educação em tempos de globalização. Rio de Janeiro: Ed. DP&, 2001.

QUADROS, R. M. de
Educação de Surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre. Artes Médicas. 1997.

QUADROS, R. M. e KARNOPP,
L. B. de Língua de Sinais Brasileira: Estudos Lingüísticos. Porto Alegre. Artes Médicas (no prelo).

SKLIAR, Carlos (org.).
Um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Ed. Mediação, 1998.

SKLIAR, Carlos (org.). Atualidade da educação bilíngue para surdos. Porto Alegre?: Ed. Mediação, 1999, Volumes 1 e 2.

SKLIAR, Carlos. La educación de los sordos: Una reconstrucción histórica, cognitiva y pedagógica. Mendoza: Ed. Ediunc, 1997.

SKLIAR, Carlos (org.).Educação & exclusão: abordagens sócio-antropológicas em educação especial. Porto Alegre: Ed. Mediação, 1997.

SOUZA. Regina Maria de. Que palavra te falta? Linguística, educação e surdez: considerações epistemológicas a partir da surdez.São Paulo: Martins Fontes, 1998.

VIZIM, Marli & SILVA, Shirley (orgs). Educação especial: múltiplas leituras e diferentes significados. Campinas.